terça-feira, 24 de junho de 2008

Biodiesel em Terra Nova do Norte

A fábrica de Biodiesel que esta sendo implantada em Terra Nova, deve começar a funcionar num prazo de três meses, com sua produção totalmente voltada ao reaproveitamento de matéria-prima, sendo estes materiais, “Pinhão Manso”, gordura reciclada de cozinha, sebo e toda gordura animal ou vegetal, e o mais importante sem prejudicar o meio ambiente e obtendo assim uma grande viabilidade econômica.
Com a instalação desse projeto, Terra Nova do Norte será beneficiada com a grande geração de empregos diretos e indiretos, pois para os produtores rurais cultivar Pinhão Manso (uma árvore que produz sementes, onde essas sementes serão esmagadas para a retirada do óleo vegetal) será mais uma alternativa fácil gerando muitos lucros, pois o alvo da empresa e do produtor será a combinação de um preço mais estável em um produto de melhor qualidade, onde os mesmos serão beneficiados.
A intenção é que nos primeiros quatro anos, sejam utilizados somente óleos vegetais, extraídos da Mamona, do Girassol e do Pinhão Manso, além da soja, pois serão distribuídas cinco esmagadoras no município e na região para poder facilitar o processo do produto e também sendo de fácil acesso ao produtor rural.
As cooperativas locais juntamente com a Secretaria de Agricultura estão incentivando os pequenos produtores rurais a formarem plantios de plantas oleaginosas, que serão utilizadas na produção do Bicombustível.
Nas palavras do Diretor Comercial da Beira Rio Biodiesel, Ronaldo de Alcântara: “Agora é hora de colocar as idéias em prática”.

Acadêmica Juciane