Roberto da Mata
Segundo o antropólogo Roberto da Matta, “o trajeto da ciência é correspondente ao da sociedade, que por sua vez tem a mesma curvatura do indivíduo, que elabora as idéias, transformando-as em teorias das diferenças”.
Roberto reflete adequadamente a maneira como a Antropologia absorveu o etnocentrismo de sua época ao abordar a questão sexual.
Na sua infância, nossa ciência sofreu profunda influência da moral vitoriana, ética sexual considerada entre as mais intolerantes em toda história humana.
Vários antropólogos pioneiros fascinaram-se pela fantasiosa concepção dos esquemas evolucionistas, que começavam com a idéia de uma suposta promiscuidade primitiva e terminavam logicamente no matrimônio monogâmico.
Avaliando a produção dos pioneiros da Antropologia que escreveram sobre sexualidade, Roberto da Matta foi uns do que mais se destacou na historia da antropologia.
Na sua infância, nossa ciência sofreu profunda influência da moral vitoriana, ética sexual considerada entre as mais intolerantes em toda história humana.
Vários antropólogos pioneiros fascinaram-se pela fantasiosa concepção dos esquemas evolucionistas, que começavam com a idéia de uma suposta promiscuidade primitiva e terminavam logicamente no matrimônio monogâmico.
Avaliando a produção dos pioneiros da Antropologia que escreveram sobre sexualidade, Roberto da Matta foi uns do que mais se destacou na historia da antropologia.