quinta-feira, 26 de junho de 2008

MARX e MARXISMO

MARX

Karl Heinrik Marx, considerado um dos fundadores da sociologia. Com participação intelectual em muitas outras áreas como, filosofia, história, e como revolucionário do movimento operário.
Pensador alemão nascido na cidade de Trevis em uma família de classe média, filho de advogado, aos dezessete anos estudando direito transferiu-se para Berlim, onde seus interesses se voltaram para a filosofia. Tornando-se participante de movimentos de jovens heglianos.
Karl Marx era um revolucionário, com principio de derrubar a sociedade capitalista. A luta era seu elemento. Para ele, as condições materiais de cada sociedade condicionam as demais condições sociais. Considerava que não se pode pensar a relação individuo e sociedade separadamente das condições materiais que essas condições apóiam. Com sua ideologia obteve o sucesso que poucos tiveram.Foi odiado pelos governos absolutos quanto republicanos, que o deportam do seu território, e o caluniaram e difamaram por todos os lados. Mas isso não o incomodava só respondia as acusações se fossem de estrema necessidade.

Morreu amado e reverenciado por milhares de trabalhadores revolucionários da Sibéria até a Califórnia, e em toda a parte da Europa e América. Embora tivessem muitos
Adversários, não teve nenhum inimigo pessoal.
Escreveu varias obras em destaque “O capital” onde faz a analise da sociedade capitalista. Um livro de economia política, mas seu conceito vai da economia até a sociedade, cultura, política e, filosofia. Essa obra monumental é de linguagem pouco atraente e difícil leitura, Marx dedicou se ao conceito da obra e não a sua beleza só assim poderia desviar da ideologia dominante (a ideologia dominante é a classe dominante).
MARXISMO

Conjunto de teorias filosóficas, econômicas e políticas de Karl Marx filósofo social alemão, expostas no livro “O capital”. Concepção materialista da história, o marxismo é o resultado da fusão de várias correntes de pensamento, entre as quais diversos sistemas filósofos alemães, em especial o de Friedrich Hegel. Atribuiu ao conjunto das condições de produção econômica, uma fundamental influência sobre o desenvolvimento das culturas e estabelece a primazia da infra-estrutura social (as idéias, ou conjunto de dados da cultura não material). Prega a revolução o proletariado. E sua conseqüente ascensão a uma posição de mando, e a instituição de uma sociedade sem classes. Varias de suas idéias contribuíram proveitosamente para o aprimoramento das ciências sociais ditas burguesas, atuando de modo produtivo sobre a economia social, a sociologia, e a história. Mas segundo escreve “Ossip K.Flechtheim”, “com seu determinismo fatalista e mal compreendido transformou-se num tacão opressor de toda ação socialista criadora”.
Marx escreveu: ”Até o momento os filósofos apenas interpretam o mundo; o fundamental agora é transformá-lo”. Para transformar o mundo é necessário vincular o pensamento a pratica revolucionária. Interpretado por diversos seguidores a teoria tornou-se uma ideologia que estendeu por todas as regiões do mundo, e foi acrescida de características nacionais.Formando assim varias versões do partido comunista. As principais correntes do marxismo foram, a social democracia, o bolchevismo e o esquerdismo.


Acadêmicos Ana Paula, Maríndia e Evandro