sexta-feira, 20 de junho de 2008

O Trabalho Humano e os Meios de Produção.

Podemos dizer que á formação de uma sociedade é muito grande, por isso não conseguimos determinar facilmente como se originou o modo de produção de uma comunidade. Sabemos a principio que o termo modo de produção serve para mostrar a evolução histórica e prever os caminhos políticos que essa comunidade pode alcançar. Constatamos isso quando fizemos um estudo da humanidade desde as primeiras sociedades, até chegar nos dias de hoje com o homem do futuro e da informática.

Para Marx, entende-se o modo de produção como uma estrutura global constituída de estruturas regionais. Por isso não podemos ver o modo de produção como somente o ato de produzir, pois isto envolve o lado político de toda uma sociedade. Já para Eduardo Fiorante, o modo de produção é uma combinação especifica de diversas estruturas e práticas que juntas atuam como estruturas regionais com autonomia. É difícil de caracterizar em um país seus modos de produção, porque normalmente se encontram vários modos bastante influentes. Alguns autores costumam mostrar os modos de produção da seguinte maneira: Comunismo primitivo, escravidão, feudalismo, o capitalismo, socialismo e o comunismo.


Comunismo Primitivo – todos os membros da comunidade adultoso produtores, não há divisão de trabalho, mas sim de tarefas. Não há diferenças entre as pessoas.


Escravidão – o escravo é propriedade do seu Senhor, são submetidos aos maus tratos. O investimento contraído faz com que o escravo tenha que trabalhar o máximo possível ficando com pouco tempo para produção de sua subsistência, visto que seu dono não lhe dá nem comida.


Feudalismo – predomina a exploração dos camponeses pelos senhores fundiários.


Capitalismo – caracteriza-se pelo pagamento de um salário, o capital é de propriedade daqueles que possuem um certo recurso.


Socialismo e comunismo – constituem etapas futuras, caracterizadas pela semi ou total igualdade de todas as nações.

Acadêmicos Ana Paula, Maríndia e Evandro