Podemos dizer que á formação de uma sociedade é muito grande, por isso não conseguimos determinar facilmente como se originou o modo de produção de uma comunidade. Sabemos a principio que o termo modo de produção serve para mostrar a evolução histórica e prever os caminhos políticos que essa comunidade pode alcançar. Constatamos isso quando fizemos um estudo da humanidade desde as primeiras sociedades, até chegar nos dias de hoje com o homem do futuro e da informática.
Comunismo Primitivo – todos os membros da comunidade adultos são produtores, não há divisão de trabalho, mas sim de tarefas. Não há diferenças entre as pessoas.
Escravidão – o escravo é propriedade do seu Senhor, são submetidos aos maus tratos. O investimento contraído faz com que o escravo tenha que trabalhar o máximo possível ficando com pouco tempo para produção de sua subsistência, visto que seu dono não lhe dá nem comida.
Feudalismo – predomina a exploração dos camponeses pelos senhores fundiários.
Capitalismo – caracteriza-se pelo pagamento de um salário, o capital é de propriedade daqueles que possuem um certo recurso.
Socialismo e comunismo – constituem etapas futuras, caracterizadas pela semi ou total igualdade de todas as nações.
Acadêmicos Ana Paula, Maríndia e Evandro