quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MATO GROSSO

AGRONEGÓCIO


A base ecomômica de Mato Grosso atualmente é o agronegócio. Maior produtor de soja (15 Milhão de ton.) e algodão em pluma (1,1 milão de ton.), segundo maior produtor de arroz (1,7 milão de ton.), quinto produtor de cana-de-açucar e sétimo de milho. O rebanho bovino tem crescido rapidamente e o Estado já possue o maior rebano de corte no País.

A área destinada a produção de grãos cobre aproximadamente 8% da área do estado, o que demonstra o potencial ainda a ser explorado. Entretanto, com as novas tecnologias que promovem o aumento de produtividade com o uso racional da terra e sistemas de irrigação há a expectativa de que o Estado chegue a produzir 45 milhões de toneladas em 2012 com pequeno aumento da área plantada e baixo impacto ambiental.

A pecuária bovina do estado segue normas internacionais na área de sanidade para garantir a qualidade do produto que é exportado para diversos países. As atividades de suinocultura e avicultura crescem muito em mato grosso principalmente pela disponibilidade de grãos no Estado.

Mato Grosso deve entrar agora em uma nova fase. O desenvolvimento das industrias que utilizam o agronegócio como fonte de matéria prima. Devem vir para o Estado industrias que possam trabalhar o soja, o algodão, o couro, a pecuária para ampliar o desenvolvimento da região.