sexta-feira, 20 de junho de 2008

Antropologia

A Antropologia estuda o homem em seus aspectos genéticos, biológicos, organização social, política, parentesco, sistemas simbólicos, religião, comportamento e condições de existências dos grupos humanos desaparecidos. Utiliza-se de meios científicos para desenvolver estudos a caracterizar o homem primitivo e o moderno tendo em vista o pensamento evolucionista, por Charles Darwin.

Para distinguir diferentes níveis de analise do estudo do homem a pesquisa divide-se em três estágios:

Etnografia: observa e descreve, ou seja, coleta dados de seu objeto de pesquisa sendo ele de qualquer grupo social.

Etnologia: analisa basicamente as diferenças entre as sociedades utilizando os fatos levantados pela etnografia, sendo esse o primeiro passo para se iniciar a síntese.

Antropologia: por sua vez é a segunda e ultima etapa da síntese, tomando por base as conclusões da etnografia e da etnologia ela abrange duas grandes dimensões de estudo:

Física ou Biológica: estuda o processo de evolução pelo qual se originaram os humanos modernos, analisa os aspectos genéticos e biológicos do homem, estuda as diferenças físicas entre os homens primitivos e os modernos (cor da pele, tipo de sangue, altura, envergadura da coluna vertebral). Visando estabelecer as diferentes trajetórias das sociedades.

A antropologia física se divide em:
Paleontologia humana: Estuda a origem e a evolução do ser humano usando fosseis de primatas e humanóides, chegando a estudar o homem moderno.
Somatologia: Analisa o corpo humano descrevendo as diferenças entre os seres humanos, como cor de pele, tipo sanguíneo, metabolismo basal e etc.
Antropometria: analisa as medidas do corpo humano, (tamanho de crânio e etc).Estudos comparativos do crescimento: é usado no sentido de conhecer as diferenças grupais e índices de crescimento, ou seja, analisam as diferenças existentes entre uma pessoa e outra de certo grupo, como alimentação, maturidade sexual, exercícios físicos e etc..

Cultural: Estuda o comportamento do homem, visando atitudes padronizadas, rotineiras, ou seja, formas de vida de grupos de pessoas, que por sua vez, esses saberes e práticas de sociedades e tradições são apreendidos e transmitidos de geração para geração.

A antropologia cultural se divide em:
Arqueologia: Estuda as culturas antigas buscando a reconstrução das mesmas através de restos físicos, como escritas em paredes, utensílios domésticos e etc.
Lingüística: Analisa as variedades de línguas existentes, pois a linguagem acompanha a cultura. Em um mesmo local é provável que faça parte da cultura a linguagem.
Folclore: Estuda a cultura espontânea dos grupos humanos, usando seus próprios métodos e técnicas de pesquisa cientifica.

Abaixo alguns exemplos de culturas Brasileiras:

A dança típica gaúcha, o índio caiapó, a igreja e a brasileira Elaine Davidson recodista de piercing.

Acadêmicos: Ricardo, Adriana e Carlos