domingo, 22 de junho de 2008

Curiosidades

A ORIGEM DA FESTA JUNINA NO BRASIL


Junho é o mês de São João, as festas que acontecem neste mês são chamadas Festas Joaninas. O nome Joanina teve origem nos países europeus no século IV, mas chegando ao Brasil trazido pelos portugueses foi modificado para Junina, sendo incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros. A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação onde foi introduzido o aipim (mandioca), milho jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como forró, o boi-bumbá e quadrilha. Mas também tiveram outras influências como dos franceses que acrescentaram à quadrilha, passos e, marcações inspirados na dança da nobreza européia. Já os fogos é um complemento dos chineses.

O NASCIMENTO DE JOÃO

Diz a história que Isabel era amiga de Maria por isso costumavam visitar-se, numa certa tarde Isabel contou a Maria que dentro de algum tempo iria nascer seu filho, que se chamaria João Batista. Então Maria perguntou-lhe como saberei do nascimento do menino. Então Izabel disse que ergueria um mastro com um boneco sobre ele, respondeu também que acenderia uma fogueira bem grande, assim ela poderia ver e saber que Joãozinho nasceu. E, ela cumpriu a sua promessa. Um dia Maria viu a fumaça e umas chamas bem vermelhas, dirigiu-se para casa de Isabel e encontrou o menino João Batista.
Isso se deu no dia vinte e quatro de junho, começou assim, a ser festejado São João com mastro, e fogueira e outras coisas bonitas como: foguetes, balões, danças. Gostaria de contar também porque existem essas bombas para alegrar os festejos de São João. Pois bem, antes de São João nascer, seu pai, São Zacarias, andava muito triste, porque não tinha filho. Certa vez, apareceu-lhe um anjo de asas coloridas, todo iluminado por uma luz misteriosa e anunciou que Zacarias ia ser pai, sua alegria foi tão grande, e foi um barulho enorme. Foi então que inventaram as bombinhas de fazer barulho, tão apreciadas pelas crianças, durante os festejos juninos.
Trabalho do acadêmico Edson.